sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO (TFG)

Pré-requisito: Todas as disciplinas e atividades obrigatórias; as disciplinas optativas e as atividades complementares na quantidade ou proporção mínima exigida, de acordo com as indicações deste Projeto Político Pedagógico.

Período: 10°

Carga Horária: 300 horas

1) DA NATUREZA DO TRABALHO

Os temas, assuntos ou problemas a serem desenvolvidos pelos alunos no Trabalho Final de Graduação (TFG) devem expressar o conhecimento adquirido ao longo do Curso e, sempre que possível, devem estar relacionados com os núcleos temáticos incluídos nas bases de pesquisa do Departamento.

O TFG deve atender a um Projeto de Pesquisa (PTFG) contendo referencial teórico e instrumental metodológico no nível de cada trabalho. Ele é caracterizado como uma contribuição pessoal do aluno às questões relacionadas com a produção social do espaço e deve refletir:

- a compreensão do tema ou problema escolhido;

- a assimilação de conhecimentos (empíricos e teóricos) e técnicas; e

- as atribuições profissionais do arquiteto e urbanista, atendendo às especificidades da profissão registradas, atualmente, pelo sistema CONFEA/CREA.

Atendido ao exposto, o TFG pode ser desenvolvido dentro das áreas de concentração do CAU da UFRN.

2) DOS OBJETIVOS

O TFG é o momento de avaliação do processo de aprendizagem dos alunos do CAU, que ocorre de forma gradual e acumulativa, ao mesmo tempo em que possibilita a avaliação do Curso como um todo e de sua estrutura curricular.

2.1 - Geral

O TFG é uma atividade obrigatória desenvolvida no 10o período e visa possibilitar ao estudante desenvolver um trabalho em uma ou mais áreas de atuação do arquiteto e urbanista, a partir de um PTFG e sob a orientação de um professor do Departamento, ambos definidos no 9o período, até o final da Disciplina Introdução ao Trabalho Final de Graduação.

2.2 - Específicos

a) Desenvolver um trabalho que contribua para uma resposta própria à questões relacionadas com a produção social do espaço;

b) Demonstrar o aprendizado de métodos e técnicas de apreensão, reflexão e concepção do espaço socialmente produzido com a proposição de soluções de problemas pertinentes à Arquitetura e Urbanismo;

c) Contribuir para a compreensão e solução de problemas sócio-espaciais locais, regionais e nacionais; e

d) Inserir a atividade exercida pelo estudante no TFG em uma perspectiva de profissionalização como arquiteto e urbanista, uma vez que o mesmo deve ser visto como uma experiência que introduz o formando na vida profissional.